Close

Apresentação

O Simpósio da Rede de Recursos Genéticos Vegetais do Nordeste (RGVNE), na sua sexta edição, será realizado pelo Instituto Agronômico de Pernambuco (IPA), em parceria com a Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) e a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), na cidade do Recife, em Pernambuco. O evento ocorrerá no período de 07 a 10 de novembro de 2023, no Auditório Ruy Carlos do Rêgo Barros, no moderno Centro Integrado de Pesquisa Miguel Arraes de Alencar (CIGMA), que está localizado nas instalações do IPA, no bairro do Bongi.

O VI Simpósio da RGVNE terá como tema Riquezas da terra para a soberania alimentar. Este tema possui, entre outros, vínculo direto com a prospecção, a identificação e o conhecimento/reconhecimento do uso da biodiversidade na alimentação e o respeito à territorialidade e aos hábitos alimentares de agricultores, povos indígenas e comunidades tradicionais. Foram consideradas para a programação técnica as tendências, diretrizes e necessidades apontadas no Tratado Internacional sobre os Recursos Fitogenéticos para a Alimentação e a Agricultura (TIRFAA), firmado no âmbito da Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura (FAO), nas Agendas 2030 da ONU e do Governo Federal, assim como nos alertas e recomendações do Bioversity International e na Convenção sobre Diversidade Biológica (CDB).

A programação do evento está alinhada com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) das Organização das Nações Unidas (ONU), onde, dentre os 17 objetivos, pode-se destacar alguns com os quais o Simpósio da Rede de Recursos Genéticos Vegetais do Nordeste dialoga de forma integrada: (2) Fome zero e agricultura sustentável, (5) Igualdade de gênero, (10) Redução das desigualdades, (11) Cidades e comunidades sustentáveis, (12) Consumo e produção responsáveis, (15) Vida terrestre. 

O Simpósio pretende promover a troca de experiência e informações por meio da discussão técnica e científica entre pesquisadores, professores, especialistas, sociedade civil, estudantes e grupos com interesse no tema; fortalecimento e integração das instituições públicas federais, estaduais e privadas, assim como organizações não governamentais, agricultores, comunidades tradicionais, povos primitivos e movimentos sociais; treinar estudantes de graduação e pós-graduação, por meio da realização de minicursos, conforme programação do evento.

Contamos com a presença de todos e desejamos um excelente evento!

Antônio Félix da Costa
Presidente do VI Simpósio da RGVNE

Josué Francisco da Silva Júnior
Presidente da RGVNE