Maria da Conceição Oliveira, mulher de muito conhecimento e sabedoria, baiana de Itabuna que mora em São Paulo desde criança. É pesquisadora e gastróloga graduada pela Famesp e especialista em Gastronomia, História e Cultura, membra da Associação Slow Food do Brasil, da qual foi a primeira mulher negra a ocupar a presidência. Maria da Conceição proferirá a conferência de abertura “Preservação de saberes e sabores brasileiros”.
Raul Lody, professor, antropólogo e museólogo, pesquisador formado em Etnografia e Etnologia pelo Instituto de Antropologia da Universidade de Coimbra, com Doutorado em Etnologia pela Universidade de Paris. É membro da Academia Brasileira de História, da Academia Brasileira de Belas Artes, do Instituto Geográfico e Histórico da Bahia, dentre outras. Foi pesquisador do IPHAN e atualmente é Curador do Museu da Gastronomia Baiana e também da Fundação Gilberto Freyre, Fundação Pierre Verger, dentre outros. Possui dezenas de livros e artigos publicados sobre a cultura afrobrasileira, da qual é um dos maiores especialistas do Brasil. Raul Lody proferirá a palestra temática “Feijão, feijão e feijão e os patrimônios alimentares”.
Ana Claudia Frazão, é técnica em Cozinha, pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial de Pernambuco (Senac-PE), graduada em Gastronomia, na Universidade Salgado de Oliveira, com Especialização em Comida, Cultura e Infâncias: processos sistêmicos de educação alimentar. Profissional de Gastronomia há mais de 23 anos, escritora, produtora cultural, pesquisadora de culturas alimentares, consultora, professora de cozinha brasileira e pernambucana, autora da série de livros “Comedoria popular” e “Minha artéria: a horta”.
Ana Cláudia Frazão irá proferir a palestra “O uso de plantas e ervas na comida regional pernambucana”, na Mesa Redonda “Patrimônio alimentar e identidade cultural”.
Flávio Bezerra Barros é professor do Instituto Amazônico de Agriculturas Familiares (INEAF) da UFPA, biólogo formado pela UFRPE, Mestre em Ciências Biológicas pela UFPB e Doutor em Biologia da Conservação pela Universidade de Lisboa. Atua como docente-pesquisador nos Programas de Pós-Graduação em Agriculturas Amazônicas (INEAF-UFPA) e Antropologia (IFCH-UFPA), e como consultor da FAO/ONU para os Diálogos Amazônicos/Cúpula da Amazônia. Flávio Barros proferirá a palestra “Por que a antropologia da alimentação é importante na conservação dos recursos genéticos” e ministrará o minicurso “As plantas na cultura alimentar brasileira”.
Deborah Murowaniecki Otero, professora da Escola de Nutrição da UFBA. Bacharela em Química de Alimentos e Especialista em Ciência de Alimentos pela UFPel, Mestra e Doutora em Engenharia e Ciência de Alimentos pela FURGS. Atua nos Programas de Pós-graduação em Alimentos, Nutrição e Saúde, do qual é vice-coordenadora, e em Ciência de Alimentos.
A professora Deborah Otero proferirá a palestra “Potencial nutricional, bioativo e antioxidante de PANCs para o desenvolvimento de novos produtos”, na Mesa Redonda “Novas possibilidades de uso dos recursos genéticos”.
Vanessa Moreira dos Santos, professora e Coordenadora de Cultura Alimentar e Pesquisa da Escola de Gastronomia Social Ivens Dias Branco. É Bacharela em Ciências Sociais pela UECE, Mestra em Antropologia pela UFPE e Doutoranda em Antropologia pela UFBA. Além de pesquisadora associadada da Sigmund Freud University – SFU (Paris), é parecerista de assuntos de Gastronomia Cultural do Ministério da Cultura, pesquisadora do Observatório Cearense de Cultura Alimentar – OCCA, e associada do Movimento Slow Food. A professora Vanessa Moreira irá proferir a palestra “Pesquisa em cultura alimentar e gastronomia: a relação entre saberes tradicionais e conhecimento científico”.
Maria Inês Sucupira Maciel, graduada em Química pela Universidade de Brasília (UnB), especialização em Nutrição pela UFPE, mestrado em Ciências dos Alimentos pela Drexel University e doutorado em Ciências Biológicas pela UFPE. Professora Titular na área de Ciência de Alimentos e do Programa de Pós-graduação em Ciência e Tecnologia de Alimentos da UFRPE, no qual atuou como Coordenadora por vários anos. Também é professora permanente do programa de pós-graduação da UFPB. Membro da Rede de Consumidor do Ministério Público de Pernambuco e de extensão sobre a importância da leitura de rótulos com jovens de escolas públicas e privadas. Membro da diretoria da Sociedade Brasileira de Ciência e Tecnologia de Alimentos (SBCTA) período 2023- 2025. A professora Maria Inês proferirá a palestra “Desenvolvimento de ativos a partir da biodiversidade”.
Regilda Saraiva dos Reis Moreira Araujo é graduada em Nutrição pela UFPI, mestrado em Tecnologia de Alimentos pela UFC e doutorado em Ciência de Alimentos pela USP. Desenvolveu suas pesquisas de Pós-Doutorado na Faculdade de Farmácia da UFMG, em Ciência dos Alimentos e em Nutrição em Saúde Pública na FSP/USP. É Professora Titular da UFPI e Pesquisadora e Bolsista de Produtividade CNPq. Pró-Reitora de Ensino de Pós-Graduação da UFPI. Membro do Comitê de Assessoramento da Pós-Graduação na UFPI. Docente permanente e orientadora, Mestrado e Doutorado dos Programas de Pós-Graduação em Ciências e Saúde (PPGCS), Alimentos e Nutrição (PPGA) e PROFNIT-UFPI. A professora Regilda vai proferir a palestra “Desenvolvimento de alimentos com base na biodiversidade visando à segurança nutricional”.
Ulysses Paulino de Albuquerque, graduado em Bacharelado e Licenciatura em Ciências Biológicas pela UFPE, possui Mestrado e Doutorado em Biologia Vegetal também pela UFPE. Foi professor da Universidade Federal Rural de Pernambuco, tendo fundado e coordenado o Laboratório de Ecologia e Evolução de Sistemas Socioecológicos (LEA). Atualmente é professor titular do Departamento de Botânica da UFPE. Foi presidente da Sociedade Brasileira de Etnobiologia e Etnoecologia (2005-2008). Ainda foi vocal internacional da Sociedade Latinoamericana de Etnobiologia (2009-2010). Em 2022, em uma pesquisa publicada por cientistas da Universidade de Stanford, integrou a lista dos 100 mil pesquisadores mais influentes do mundo. Atualmente ocupa a cadeira 46 da Academia Pernambucana de Ciência (ACP). O professor Ulysses Albuquerque irá proferir a palestra temática “Desafios da etnoconservação de recursos genéticos vegetais no Nordeste do Brasil”.
Rita Paula dos Santos Ferreira, agricultora, extrativista e assentada da reforma agrária, graduanda em Agroecologia (Bacharelado) pela Universidade Federal de Alagoas. Sócia fundadora e diretora administrativa financeira da Associação Aroeira de Alagoas, uma organização que promove o desenvolvimento sustentável e a conservação da biodiversidade na região do Baixo São Francisco. É presidenta da Cooperativa Ecoagroextrativista Aroeira de Piaçabuçu (COOPEARP) e do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Piaçabuçu (STTR), AL. Liderança da entidade sindical que representa cerca de 900 trabalhadores rurais do município. Ambientalista, trabalha com sistemas agroflorestais.Rita Ferreira irá ministrar a palestra “Conservação e uso da aroeira e a economia solidária” na Mesa Redonda “Ações de conservação in situ de recursos genéticos por comunidades da Região Nordeste”.
Vivian Loges é graduada em Agronomia, mestrado em Fitossanidade, doutorado em Botânica – Melhoramento Genético de Plantas (2001) e Pós-doutorado na Universidade de Sevilla (Capes-PRINT- Universidade Federal Rural de Pernambuco – UFRPE, 2019-2020). É professora Titular da UFRPE, atuando no Curso de Agronomia e do Programa de Pós-graduação em Agronomia-Melhoramento Genético de Plantas, sendo Bolsista de Produtividade Técnica do CNPq. Como coordenadora do Laboratório de Floricultura (Laflor) da UFRPE, atua em floricultura tropical, propagação de plantas, pós-colheita e, atualmente, vem selecionando plantas para coberturas verdes e paisagismo sustentável. É Board Member da Heliconia Society Internacional (HSI), Vice-chair da Division on Landscape and Urban Horticulture da International Society for Horticultural Science (ISHS). Desde 2019 é membro da Academia Pernambucana de Ciência Agronômica (APCA). A professora Vivian Loges irá ministrar o minicurso “Seleção de plantas nativas e paisagismo sustentável”.
Ricardo Elesbão Alves é pesquisador da Embrapa desde 1994. Graduado em Agronomia e em Gastronomia, Especialista em História da Alimentação e Patrimônio Cultural, Mestre e Doutor em Alimentos. Atualmente é Chefe Adjunto de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação (P&DI) da Embrapa Alimentos e Territórios. Trabalhou na Embrapa Agroindústria Tropical, como como Pesquisador e Chefe de P&D, e na Secretaria de Relações Internacionais da Embrapa, como Pesquisador Sênior em Compostos Bioativos e Novos Produtos da Biodiversidade Brasileira, na Texas A&M University, EUA. Atua principalmente no tema valorização e uso da biodiversidade para alimentação. Ricardo Elesbão irá proferir a palestra temática “Biodiversidade e patrimônio alimentar”.
Jucelino Mendes Barbosa, agricultor, melipocultor e educador popular da Comunidade Quilombola do Castainho, Garanhuns, PE, possui formação técnica na área de agroecologia, pelo SERTA, faz parte da coordenação da Associação Quilombola de Castainho e da Rede de Sementes Crioulas do Agreste Meridional de Pernambuco (SEMEAM). Jucelino Barbosa irá proferir a palestra “Conservação de sementes crioulas e manejo da agrobiodiversidade por povos quilombolas de Pernambuco”, na Mesa Redonda “Agricultura sustentável e a conservação da biodiversidade”.
Fernanda Vidigal Duarte Souza, possui graduação em Ciências Biológicas pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, mestrado em Ciências Agrárias pela Universidade Federal da Bahia e Doutorado em Biologia Celular pela Universidad Politécnica de Valencia, Espanha. Atualmente é pesquisadora da Embrapa Mandioca e Fruticultura, A área de domínio é Biologia Celular de plantas e Recursos Genéticos Vegetais, com ênfase no melhoramento genético, atuando nos seguintes temas: micropropagação, conservação in vitro e criopreservação/crioterapia. É professora permanente do Curso de Mestrado em Recursos Genéticos Vegetais da UFRB/Embrapa e responsável pela disciplina de Conservação. Esteve como pesquisadora convidada para estância Pós-Doutoral no National Center for Genetic Resources and Preservation (NCGRP-ARS-USDA) nos EUA em criopreservação e crioterapia. É curadora do banco de germoplasma de abacaxi, com vários trabalhos e projetos focados na prospecção e diversificação do gênero Ananas e outras bromeliáceas. Fernanda Vidigal irá proferir a palestra temática “Controle de qualidade em bancos genéticos: o Banco de Germoplasma de Abacaxi da Embrapa”.
Mariele Porto Carneiro Leão possui graduação em Ciências Biológicas pela Faculdade Frassinetti do Recife (Fafire), Especialização em Micologia pela Universidade Federal de Pernambuco, Mestrado e Doutorado em Biologia de Fungos pela mesma universidade e Pós-Doutorado na UFPE e Instituto Agronômico de Pernambuco (IPA). A pesquisadora Mariele irá ministrar o minicurso “Ferramentas para caracterização molecular de recursos genéticos”.
Adriana Vania Borges Rodrigues da Silva é graduada em Gastronomia pela UniNassau, Graduação em Biologia pela Funeso, Olinda, possui Curso de Cozinheiro pelo SENAC-PE, Mestra em Inovação e Desenvolvimento pela Faculdade dos Guararapes, Pós-Graduação em Práticas Gastronômicas, Cozinha Internacional pela UniNassau e em Turismo e Gastronomia com ênfase em Cozinha Nordestina pela FAFIRE. Participa de pesquisas no Instituto Agronômico de Pernambuco (IPA) sobre Palma Forrageira e PANCs. Ministra oficinas sobre Aproveitamento Integral dos Alimentos e Atualmente desenvolve o projeto gastronômico com o livro “Receitas na Palma da Mão”, com o uso da palma forrageira. Participa do Programa da TV Pernambuco “Tudo do campo”, no quadro Sabor do Campo. A professora Adriana Borges irá ministrar o minicurso “Oficina: Aproveitamento de espécies do Semiárido na alimentação”.
Keliane Oliveira de Lima é nutricionista, especialista em Saúde Coletiva e Sociedade pela UNINTER, mestra em Ciência e Tecnologia de Alimentos pela UFRPE, doutoranda em Ciências Biológicas pela UFPE, possui certificação em Supervisão em Serviços de Alimentação – NBR 15048. É professora da UNIBRA, nas disciplinas de Controle de qualidade de alimentos, Higiene e Legislação Sanitária, Planejamento de Cardápios, Gestão de Unidade de Alimentação e Nutrição e Técnica Dietética. A professora Keliane Lima irá ministrar, junto com a professora Adriana Borges, o minicurso “Oficina: Aproveitamento de espécies do Semiárido na alimentação”.
Glauber Henrique de Sousa Nunes é Engenheiro-agrônomo pela Universidade Federal Rural do Semi-árido (UFERSA), Mestre e Doutor em Genética e Melhoramento de Plantas pela Universidade Federal de Lavras (UFLA), Pós-doutor em Recursos genéticos pela Universidade Federal de Viçosa (UFV) e Pós-doutor em Aplicação da genômica no melhoramento de cucurbitáceas pela Univerdad Politécnica de Valencia, Espanha. Atualmente é Professor Titular da UFERSA. Tem atuado atuando principalmente nos seguintes temas: Melhoramento genético de cucurbitáceas, recursos genéticos e estatística experimental. O professor Gláuber Nunes irá ministrar o minicurso “Uso de ferramentas de análise estatística para avaliação de germoplasma”.
Vânia Trindade Barretto Canuto é Engenheira-agrônoma graduada pela Universidade Federal Rural de Pernambuco, mestrado em Agronomia (Fitotecnia) pela Universidade Federal do Ceará e doutorado em Agronomia pela Universidad Politécnica de Madrid (1998). É pesquisadora da Embrapa à disposição do Instituto Agronômico de Pernambuco (IPA). É Responsável Técnico do Laboratório de Análise de Sementes do IPA (LAS-IPA). Ocupou a presidência da Comissão Estadual de Sementes e Mudas (CESM) por 10 anos, com acompanhamento e suporte do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento. Vânia Canuto irá ministrar o minicurso “Análise de sementes para conservação de germoplasma”.
Antonio Félix da Costa é Engenheiro-agrônomo graduado pela Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE), com mestrado em Fitopatologia pela Universidade de Brasília (UnB) e doutorado em Fitopatologia pela Universidade Federal de Viçosa. Atualmente é Pesquisador do Instituto Agronômico de Pernambuco (IPA), atuando em Fitopatologia e Melhoramento Genético Vegetal dos feijões comum e macassar, além de controle biológico e alternativo de pragas e doenças. É membro da Academia Pernambucana de Ciência Agronômica e da Academia Brasileira de Ciência Agronômica. Curador geral do Sistema de Curadorias de Germoplasmas do IPA e Membro do Programa de Pós-Graduação em Agronomia – Melhoramento Genético de Plantas da UFRPE. O pesquisador Antonio Félix irá proferir a palestra “O Sistema de Curadorias de Recursos Genéticos do Instituto Agronômico de Pernambuco (IPA)”.
Miguel Barreiro Neto é Engenheiro-agrônomo graduado pela Universidade Federal da Paraíba, mestrado em Genética e Melhoramento pela Universidade Federal de Viçosa e doutorado em Recursos Naturais pela Universidade Federal de Campina Grande. Atualmente é pesquisador da Embrapa Algodão. Tem experiência na área de Agronomia e Recursos Naturais, com ênfase em Melhoramento Vegetal. Miguel Barreiro irá proferir a palestra “Coleção de germoplasma de fava da Embrapa Algodão”, na Mesa redonda “Conservação ex situ e uso de recursos genéticos de importância para a Região Nordeste”.
Fabiano Gumier Costa é Doutor em Ciências: Desenvolvimento Socioambiental, pelo Núcleo de Altos Estudos Amazônicos da UFPA e Mestre em Entomologia pela UFV. Possui graduação em Ciências Biológicas, Bacharelado e Licenciatura também pela UFV. Atualmente é analista ambiental do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade(ICMBIO) com experiência nas áreas de Zoologia, com ênfase em Entomologia, gestão de unidades de conservação e recursos naturais, manejo de recursos florestais não-madeireiros, diagnósticos participativos e legislação ambiental. Também é graduando em Letras no Instituto Federal da Paraíba (IFPB) em João Pessoa. Trabalha com literatura ecocrítica e produz cordéis relacionados ao tema. Fabiano irá proferir a palestra “Extrativismo do jaborandi e os folheiros na Amazônia e Transição Cerrado-Caatinga”, na Mesa redonda “Ações de conservação in situ de recursos genéticos por comunidades da Região Nordeste”.
Iran Neves Ordonio /Iran Xukuru, pertencente à etnia Xukuru do Ororubá, é Engenheiro-agrônomo e Mestre em Ciência do Solo pela Universidade Federal Rural de Pernambuco, Extensionista Rural do Instituto Agronômico de Pernambuco (IPA). Coordenador do Coletivo da Agricultura indígena Xukuru do Ororubá – Jupago Kreká. Responsável pelo Centro de Agricultura Xukuru do Ororubá (CAXO) da Boa Vista e pelo Centro de Formação em Agricultura Xukuru – Casa de Sementes Mãe Zenilda. Liderança do Terreiro de Ritual Sagrado e Guardião da Mata da Boa Vista. Também é Responsável pelo Encontro de Sábios da Natureza – Lonjy-abaré, e pelo Encontro de Agricultura e Troca de Sementes Tradicionais Xukuru – Urubá Terra. Iran Xukuru irá proferir a palestra “Conservação de sementes crioulas e manejo da agrobiodiversidade por povos indígenas de Pernambuco”, na Mesa redonda “Agricultura sustentável e a conservação da agrobiodiversidade”.
Maurisrael de Moura Rocha, graduado em Engenharia-agronômica pela UFPI, mestrado e doutorado em Genética e Melhoramento de Plantas pela Esalq/USP. Atualmente é pesquisador da Embrapa Meio-Norte, e professor permanente dos cursos de Pós-graduação em Agronomia (PPGA) e Alimentos e Nutrição (PPGAN) da UFPI, atuando como subcoordenador do PPGAN/UFPI (2020-2023). É coordenador nacional do programa de melhoramento genético de feijão-caupi da Embrapa e bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPq. Tem experiência em Genética e Melhoramento de Plantas Anuais, com ênfase em Pulses. Maurisrael irá proferir a palestra “Pulses como nova alternativa de produção, renda e segurança alimentar para população nordestina”.
Jorge Luiz Schirmer de Mattos é graduado em Agronomia pela Universidade de Passo Fundo, Mestre em Zootecnia pela Universidade Federal de Larvas, Doutor em Zootecnia pela Universidade Federal de Viçosa e Pós-doutor pela Universidad Pablo de Olavide, Sevilha, Espanha. É Professor Associado da Universidade Federal Rural de Pernambuco, coordenador do Doutorado Profissional em Agroecologia e Desenvolvimento Territorial da UFRPE. Coordenou o Núcleo de Agroecologia e Campesinato/UFRPE. Membro da CPOrg-PE. Lider do Grupo de Pesquisa Agroecologia. Tem experiência em Agroecologia, atuando principalmente nos seguintes temas: transição agroecológica, manejo de agroecossistemas, sistemas de produção de base ecológica, metabolismo social agrário, assentamentos de reforma agrária, extensão rural agroecológica e educação agroecológica. O professor Jorge Mattos irá proferir a palestra “Agroecologia e recursos genéticos”.
Luís Almeida Santos é engenheiro-agrônomo graduado pela Universidade do Estado da Bahia, com pós-graduação em Manejo de Solo e Água pelo IF Sertão (Petrolina, PE), e em Agricultura de Baixa Emissão de Carbono e Convivência com o Semiárido, pela Univasf. É Mestrando em Extensão Rural também pela Univasf e, atualmente, é coordenador técnico no Instituto Regional da Pequena Agropecuária Apropriada (IRPAA). Possui experiência em Convivência com o Semiárido e práticas de Recaatingamento. Luís Almeida irá proferir a palestra “Conservação do umbuzeiro na Caatinga e seu uso pelas comunidades tradicionais”, na Mesa Redonda “Ações de conservação in situ de recursos genéticos por comunidades da Região Nordeste”.
Luís Gustavo Asp Pacheco é graduado em Agronomia pela Universidade de Brasília, com Especialização em Planejamento Energético para o Desenvolvimento Sustentável pela mesma universidade, Especializações em Proteção Vegetal e em Biotecnologia na Agricultura pela Universidade Federal de Viçosa. Atualmente é Coordenador de Recursos Genéticos para Alimentação e Agricultura, da Secretaria de Inovação, Desenvolvimento Sustentável, Irrigação e Cooperativismo, do Ministério da Agricultura e Pecuária (MAPA). Possui grande experiência em políticas públicas do MAPA voltadas para a agricultura e alimentação. Luís Pacheco irá proferir a palestra “A Política Nacional de Recursos Genéticos para a Agropecuária e a Alimentação (PNRGAA) e a criação da Rede Nacional de Recursos Genéticos”.
Regina Lúcia Ferreira Gomes é graduada em Engenharia-agronômica pela Universidade Estadual do Maranhão, Mestrado em Genética e Melhoramento pela Universidade Federal de Viçosa e Doutorado em Genética e Melhoramento de Plantas pela Escola Superior de Agricultura “Luiz de Queiroz” da Universidade de São Paulo. Possui pós-doutorado em Genética e Melhoramento de Plantas na ESALQ/USP e na Universidade da California, em Davis. Atualmente é Professora Titular da Universidade Federal do Piauí e bolsista de produtividade do CNPq- nível 1C, atua como docente permanente do Programa de Pós-Graduação em Agronomia (mestrado e doutorado), na área de concentração em Genética e Melhoramento. Desenvolve pesquisas com Recursos Genéticos Vegetais e Melhoramento de Plantas, principalmente com feijão-fava (Phaseolus lunatus L.) e pimentas do gênero Capsicum, além de espécies nativas da Região Nordeste do Brasil. A professora Regina irá proferir a palestra “Banco Ativo de Germoplasma de Fava da Universidade Federal do Piauí”, na Mesa Redonda “Conservação ex situ e uso de recursos genéticos de importância para a Região Nordeste”.
José Almeida Pereira é Engenheiro-agrônomo graduado pela Escola Superior de Agricultura de Mossoró (RN), possui mestrado em Produção Vegetal, pela Universidade Federal da Paraíba. Atualmente é pesquisador da Embrapa Meio-Norte em Teresina (PI), atuando principalmente na linha de melhoramento genético das culturas do arroz irrigado e do arroz de terras altas, com ênfase no resgate, melhoramento e revitalização da cultura do arroz vermelho nas regiões de cultivo tradicionais do Nordeste. Contribuiu para a geração e o lançamento oficial de mais de 30 novas cultivares de arroz para as condições nordestinas, inclusive liderando a geração e o lançamento das duas primeiras cultivares de arroz vermelho no Brasil. José Almeida irá proferir a palestra “O Arroz no Nordeste: resgate, conservação e tradição alimentar”.
Tarcísio Marcos Souza Gondim possui Graduação em Agronomia pela Universidade Federal da Paraíba, mestrado em Fitotecnia (Produção Vegetal) pela Universidade Federal de Viçosa e doutorado em Agronomia pela Universidade Federal da Paraíba. Também possui Graduação em Licenciatura com Habilitações em Agricultura Geral / Culturas Regionais pela Universidade Estadual da Paraíba. Atualmente, é Pesquisador da Embrapa Algodão. Tem experiência na área de Agronomia, com ênfase em Fitotecnia, atuando para aperfeiçoamento dos sistemas de produção/fito-melhoramento e recursos genéticos das culturas de amendoim, gergelim, mamona, algodão e sisal. Tarcísio irá proferir a palestra “Banco Ativo de Germoplasma de Sisal da Embrapa Algodão” na Mesa redonda “Conservação ex situ e uso de recursos genéticos de importância para a Região Nordeste”.
João da Mata Nunes Rocha é engenheiro-agrônomo. Consultor ambiental em licenciamento ambiental por 10 anos e com 20 anos de experiência no Serviço Público Federal com atuação como Servidor Temporário na Secretaria de Coordenação da Amazônia/SCA/MMA; Analista Ambiental na Diretoria Socioambiental/DISAM/IBAMA; Redistribuído para o ICMBio em 2008 com atuação na Coordenação de Produção e Uso Sustentável/COPROD/DISAT/ICMBio como Coordenador, Analista Ambiental, Fiscal Federal e Instrutor do ICMBio até 2023. Possui atuação focada na gestão socioambiental, promoção do desenvolvimento sustentável, conservação ambiental, produção e uso sustentável de recursos naturais em unidades de conservação federais, em territórios coletivos e junto a povos e comunidades tradicionais. Em 2023, está cedido para o MDA para atuar como Coordenador de Sociobiodiversidade e Bens Comuns, com foco de atuação na promoção e fortalecimento da agenda de sociobiodiversidade junto à agricultores (as) familiares. João da Mata irá proferir a palestra “Agroextrativismo e sociobiodiversidade: políticas propostas pelo Ministério do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar (MDA) para fortalecimento dos recursos genéticos nacionais”
Renato Sales dos Santos é Bacharel em Análise de Sistemas pela Faculdade Alvorada, Brasília, DF. Analista da Embrapa Recursos Genéticos e Biotecnologia da área de Tecnologia da informação, com mais de 13 anos de experiência no desenvolvimento do Sistema de Recursos Genéticos AleloVegetal. Ele é especialista em banco de dados e ministrará o Minicurso “Documentação de bancos de germoplasma utilizando a Plataforma Alelo”.
Guilherme Alarcão dos Santos é graduado em Ciência da computação pelo Centro Universitário de Brasília. Trabalha no Núcleo de Tecnologia (NTI) da Embrapa Recursos Genéticos e Biotecnologia, com mais de oito anos de experiência no desenvolvimento do Sistema de Recursos Genéticos AleloVegetal. Ele também é especialista em desenvolvimento de sistemas WEB e ministrará o Minicurso “Documentação de bancos de germoplasma utilizando a Plataforma Alelo”.
Rafael Silva de Lima é Gerente de Desenvolvimento e Suporte Estratégico da Superintendência Regional da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) em Pernambuco. Engenheiro-agrônomo graduado pela Universidade Federal Rural de Pernambuco, possui grande experiência na execução e fiscalização de políticas públicas.